sábado, 29 de outubro de 2011

Tecnologia - previsões furadas

E o PC não acabou




A História segue seu curso, em geral de maneira indiferente às previsões humanas.

Economistas previram, há 20 dias atrás, que o dólar não baixaria mais, que permaneceria com cotação próxima dos R$ 2,00. Pois bem, ontem o dólar fechou em R$ 1,68. Artigos de revista previram a morte do PC de mesa, já em 1999. Temos, por exemplo, esta bobagem escrita na Revista Veja daquele ano, afirmando que o PC estava com os dias contados. Pois estamos em 2011. Treze anos depois, o PC ainda é uma fundamental ferramenta de trabalho. Recentemente, mais esta matéria que decreta a morte do PC.

A impressão que se tem é que esses artigos são matérias pagas encomendadas pelas empresas de tecnologia para estimular os consumidores a comprarem as "novidades". Pode não ser. Podemos estar sendo tremendamente injustos. Mas que parece, parece.

Então, não jogue seu PC fora. Ele ainda será usado por muito, muito tempo. Quando sua máquina estiver desatualizada, provavelmente você comprará um outro PC. Mesmo tendo seu tablet, netbook, notebook, smartphone, etc, o computador de mesa continua útil. Existem coisas que somente um PC com grande capacidade de memória e processamento podem realizar. Por isso, os tablets não vão aposentar o PC, assim como o eBook não vai extinguir o livro em papel. Essas tecnologias e formatos podem coexistir por muitas décadas.

Aliás, o futuro das residências será o das casas inteligentes, nas quais o PC desempenha um papel fundamental, integrando-se ao dia-a-dia do ambiente. O PC pode vir a ser o cérebro das residências e prédios.

Dissemos que as previsões humanas falham. No entanto, os escritores de ficção científica são uma exceção. Eles conseguem prever as novas tecnologias. Quem já não viu uma reprise do velho seriado Jornada nas Estrelas, com o capitão Kirk e seus subordinados usando telefones celulares e tablets?

Enquanto Gene Rodenberry, o criador da série Jornada nas Estrelas, previu de maneira espantosa o uso de computadores, os técnicos da empresa RAND tentaram prever como seria um computador pessoal no ano de 2004. A foto abaixo mostra que eles erraram feio. Imaginaram que o PC ocuparia uma sala inteira!!
site dessa imagem: http://www.weirdnano.com/the-future-of-old-computers/
A tecnologia, como a Natureza, tem dois modos de evolução. Boa parte do tempo é uma evolução suave e gradual. Mas, de tempos em tempos, tanto a tecnologia, como a Natureza, dão saltos. Esses saltos é que são muito difíceis de se prever. Exceto, como dissemos, para os autores de ficção científica. Eles não estão presos às amarras mentais que aprisionam os cientistas e técnicos. Por isso voam mais alto. E lá do alto conseguem ver o horizonte distante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário