A concorrência dos tablets está cada vez mais acirrada. A Amazon está lançando o Kindle Fire, um tablet em cores. Isso mexe bastante com o mercado pois, até agora, os tablets em cores, incluindo o iPad, eram um mundo à parte no qual a Amazon não entrava. O Kindle utilizou, até agora, a tecnologia e-ink, com tela em preto e branco, ideal para a leitura. Agora, as coisas mudaram: o Kindle Fire concorre diretamente com os demais nomes no mercado. E o preço é U$ 199,00, menos da metade do preço médio de um iPad.
A Amazon não parece que abandonará, tão cedo, o Kindle "tradicional". Com isso tenta abarcar os dois tipos de usuários: aquele que gosta de ler livros em papel e, por isso, prefere a tela de e-ink, e também o usuário que quer uma tela colorida na qual possa assistir vídeos, ler emails, etc, além de ler livros, revistas e jornais.
Veja o comercial do novo produto:
Nessa mesma semana, a Índia lança o Aakash, o tablet de U$ 35,00, destinado a estudantes. Chamado de "o tablet mais barato do mundo", o Aakash tem seu preço subsidiado pelo governo indiano. E a empresa que desenvolveu o produto, a britânica DataWind, diz que o preço ficará ainda menor com o aumento da produção. Considerando que a Índia tem 2,3 bilhões de habitantes, certamente a produção será em larguíssima escala.
Um projeto piloto distribuirá gratuitamente as primeiras 100 mil unidades.
Talvez seja o caso de as pequenas editoras começarem a pensar na possibilidade de traduzir livros para o inglês, a fim de alcançar um gigantesco mercado que inclui a Índia, Inglaterra, EUA e parte do Canadá, entre outras regiões. Além disso, o inglês é o idioma da internet. Talvez se torne o idioma universal dos livros digitais...
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