sábado, 8 de outubro de 2011

O eBook é ecológico?

Créditos da imagem: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.net
A tecnologia humana tem passado, na última década, por uma transformação radical. Alguns exemplos: 

- Estamos em processo de troca dos antigos monitores de tubo pelos de lcd, agora aperfeiçoados com iluminação por led.

- Os pneus antigos, com câmara de ar, estão sendo substituídos pelos pneus sem câmara, pelo menos para veículos particulares.

- Os carros, no Brasil e algumas outras partes do mundo, começaram a usar, regularmente,  biocombustíveis.

- As antigas lâmpadas incandescentes deram lugar às lâmpadas fluorescentes compactas e, agora estas começam a ceder espaço para as lâmpadas de led.

São apenas alguns dos setores da tecnologia que viveram e/ou estão a viver uma transformação.

São mudanças que têm um lado positivo, ecologicamente falando. Mas têm o lado negativo, que é o descarte inadequado dos aparelhos e equipamentos antigos. Ninguém duvida que um monitor de led seja menos danoso ao meio-ambiente para ser produzido. Para começar, a quantidade de material necessário é drasticamente menor. Além disso, esse monitor consume bem menos eletricidade quando em funcionamento. A questão é que as famílias e as corporações estão num processo de transição, no qual uma quantidade drámatica de monitores antigos está indo para o lixo.

Ao que parece, esse problema do descarte na transição atinge em cheio os computadores de mesa, notebooks, netbooks, smartphones e tablets. É uma quantidade gigantesca de lixo eletrônico.

foto: http://urbanmedialabwaste.wordpress.com/category/case-5-electronic-waste/page/2/
As empresas fabricantes não se dispõem, em geral, a receber de volta seus aparelhos antigos. Falta responsabilidade ambiental a muitas delas...

O outro lado da moeda, esperamos, compensará essa falta de visão ambiental. Mas o resgate dessa destruição demorará muito tempo. Esse resgate será o resultado dos aspectos positivos dos eBooks e da tecnologia digital:

- o eBook não usa papel, eliminando a necessidade do uso de terras;

- o eBook não precisa ser despachado por correio, eliminando o uso de transporte e embalagens;

- para comprar um eBook não é necessário tirar o carro da garagem, nem tampouco usar o transporte coletivo;

- os tablets são cada vez mais finos, usando cada vez menos material. Se uma empresa anuncia que seu tablet pesa 600 g, as concorrentes logo tratam de fabricar um modelo que pesa 400 g.

Cada vez mais as necessidades de comunicação / informação são feitas por meios eletrônicos, reduzindo o uso de recursos naturais. Então seria muito desejável que as empresas produzissem tablets para durar muito mais tempo, ao invés de serem logo superados pelo "novo modelo". Será que isso é desejar demais em nosso mundo consumista?


Nenhum comentário:

Postar um comentário