sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Software da semana - LibreOffice

O concorrente mais forte do Word, Excel, PowerPoint...



A vantagem dos softwares livres é que eles são muito mais dinâmicos do que os similares oriundos das grandes corporações.

É o caso deste excelente pacote para escritórios. Como diz o site brasileiro do Libre Office:
O LibreOffice é uma suite de aplicações de escritório destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. Ela é compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, editor de apresentações editor de desenhos e banco de dados. E muito mais: exportação para PDF, editor de fórmulas científicas, extensões, etc...
O LibreOffice está disponível na maioria das plataformas computacionais:MS-Windows (Xp, Vista, Sete), Linux (32 et 64 bits, pacotes deb et rpm), MacOS-X (processadores Intel e PowerPC).
A Microsoft já tentou barrar o LibreOffice, na época chamado de OpenOffice. Isso prova que o LibreOffice é, realmente, um concorrente à altura, a ponto de incomodar a Microsoft. E, além disso, ele é totalmente compatível com arquivos do Microsoft Office. Ou seja, é possível abrir um documento do Word no LibreOffice, editá-lo, salvá-lo e, depois, abri-lo no Microsoft Word.

Percebendo que iria perder a batalha judicial, a Microsoft usou uma outra estratégia: a reciprocidade. Agora é possível abrir no Word um documento de texto em formato LibreOffice. O mesmo para apresentações, planilhas, etc. Então há uma total compatibilidade entre os dois pacotes. Se você tem o LibreOffice você abre perfeitamente arquivos do Microsoft Office. E quem tem o Microsoft Office abre sem problema algum os documentos no formato LibreOffice.

Vale a pena conhecer esse David que derrotou Golias. Muitas empresas públicas, em diversos países, usam essa suíte de escritórios, por ser gratuita e por ter qualidade. No Brasil, setores da Petrobras e do Banco do Brasil o usam, entre outros.

Para quem não gostou do Office 2007, com sua modernidade canhestra, o LibreOffice cai como uma luva. Enquanto no Word atual ficamos procurando desesperadamente onde estão os comandos, o LibreOffice tem uma interface extremamente amigável.

Tudo já com a nova ortografia portuguesa, atualização automática, comunidades para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Os softwares livres tendem a crescer. Eles dominarão o mercado em pouco tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário