sábado, 5 de dezembro de 2020

Compor livros e criar imagens com Affinity

Os ventos estão mudando em muitos setores da sociedade. Não é diferente no mercado de softwares. Os grandes estão perdendo o poder, e os pequenos estão crescendo.

Esse preâmbulo algo dramático foi pra dizer que chegou o software Affinity ‒ na verdade um trio de softwares ‒ que aterrissou discretamente no mercado, mas que já deve estar deixando a Adobe preocupada. Falo do Affinity Publisher, um programa para diagramação, Affinity Designer, de desenho vetorial e o Affinity Photo, de edição de imagens.

E por que a Adobe deveria se preocupar? Pelo seguinte: o Affinity Publisher faz (praticamente) tudo o que o Adobe InDesign faz. A diferença é que o InDesign custa ‒ em valores de dezembro de 2020 ‒ U$ 49,99. Na data de hoje está com desconto, saindo por U$ 34,99. Já o InDesign custa de U$ 1.000,00 a U$ 4.000,00, dependendo do tipo de pacote adquirido. Ou melhor, agora a Adobe adotou o sistema de pagamentos mensais permanentes. A pessoa não compra mais o software, ela aluga. E, como sabemos, aluguel não acaba nunca. O melhor é casa própria. E a "casa" do Affinity Publisher custa U$ 49,99. Com direito a atualizações.

O Affinity Photo é tão bom quanto o famoso Adobe Photoshop, e também custa U$ 49,99. E o Affinity Designer (para imagens vetoriais) é talvez até melhor do que o Adobe Illustrator. Também pelo mesmo preço, se você não os encontrar com desconto.

Este blog não está recebendo nada por esta postagem. Não se trata de merchandising. Este escriba comprou o Affinity Designer e o Affinity Publisher. Estou impressionando com a qualidade dos dois. Isso foi a motivação para escrever estas palavras.

Há uma opção gratuita ao InDesign: é o Scribus(*). Infelizmente, a equipe do Scribus tem lá suas idiossincrasias (quem não tem) e não se interessa por colocar recursos importantes no Scribus. Para muitos, por causa disso, o Scribus não é uma opção.

Há muitas opções gratuitas ao Photoshop. As duas melhores são o Gimp e o Krita. Sobre eles, falaremos em outro artigo.


Termino lembrando que há também uma excelente opção gratuita e opensource de software para desenho vetorial: é o InkScape, velho de guerra, na sua nova versão. Se a sua proposta é um software estável e robusto, você não precisa colocar a mão no bolso. Use o InkScape. E vem em português do Brasil!

Enfim, amplie seus horizontes! Hoje, há opções para os softwares que antes dominavam o mercado. Não se deixe aprisionar pelo paradigma velho!

__________

* Pronuncia-se como se escreve. Não é uma palavra do inglês, e sim do latim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário