Reproduzo aqui notícia alvissareira do site da Telebras:
Telebras terá satélite geostacionário
A Telebras participa de um Grupo de Trabalho que vai elaborar as especificações técnicas para a integração de um satélite geoestacionário com lançamento previsto para 2014. O trabalho que envolve também o Ministério da Defesa, a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conta com o aval da presidente Dilma Rousseff. O tema foi tratado em reunião realizada no Palácio do Planalto na última segunda-feira (26.9).
Os satélites vão operar na banda Ka para o atendimento de redes de governo e iniciativas de inclusão digital, bem como na banda X, que será de uso exclusivo das Forças Armadas. Isso permitirá, por exemplo, ampliar o número de municípios que serão atendidos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) até 2014, hoje estimados em 4.283.
Neste momento, o Grupo de Trabalho estuda se a tecnologia disponível permitirá que a integração dos equipamentos ocorra no Brasil. “A Telebras está negociando parcerias com a iniciativa privada para propiciar um ambiente de transferência de tecnologia”, informou o presidente da empresa, Caio Bonilha. Os recursos para o lançamento do satélite, estimados em R$ 716 milhões, já estão previstos no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal.
Essa é uma boa notícia, pois o país precisa ter auto-sufuciência em comunicações. Mesmo que esse satélite em particular seja para uso restrito, essa iniciativa abre a possibilidade de que tenhamos satélites também para a universalização da banda larga.
Atualmente, a maior parte das comunicações brasileiras por internet passam pelos EUA!! Essa é uma situação inaceitável, pois vai contra a necessidade das nações de serem auto-suficientes em telefonia e, nos dias de hoje, também internet. Trata-se de uma questão de segurança nacional.
Que venham, pois, os satélites brasileiros para expandir nossas comunicações!
Que venham, pois, os satélites brasileiros para expandir nossas comunicações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário