quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Criatividade no eBook

Ao assistir, pela TV ao cabo, ao Comic Con, um encontro de quadrinhos e cinema dos EUA, constata-se que o país vive um momento de baixa criatividade.

O encontro ocorreu no início deste ano. Havia muitos personagens coloridos, ETs, pessoas fantasiadas de personagens japoneses (anime), super-herois estadunidenses típicos (sempre brancos, e sempre com uniforma azul, vermelho e branco, as cores da bandeira dos EUA).

Segundo os apresentadores, a maior sensação do evento foi uma avant-première do filme "Cowboys e Aliens", mais um produto descartável da indústria cinematográfica de Hollywood.

Este blog-site é plenamente favorável a filmes e livros que sejam só diversão. Não se deve exigir que produtos culturais tenham uma "mensagem" para serem considerados de boa qualidade. Mas, por outro lado, filmes e livros que não acrescentem nada, que sejam só caça-níqueis, nos dão a impressão de que já vimos aquelas cenas antes, ou já lemos aquelas linhas antes, centenas de vezes. Dá-nos até preguiça de ler / assistir.

A sociedade estadunidense não está em uma boa fase econômica, e isso se reflete negativamente na Arte, na Literatura e no Cinema. Períodos de crise como o que a Europa e os EUA estão a viver podem ter dois efeitos: ou exacerbar a criatividade ou reduzi-la. No caso da indústria cultural, parece que o efeito foi de rebaixar o nível de inspiração criativa.

Paradoxalmente, o tablet é uma invenção surgida lá. Mas é bem possível que a América Latina, o Oriente Médio e os BRICs tenham, neste momento, mais potencial criativo para usar essa ferramente maravilhosa para difundir cultura. E, dentro desse universo promissor, as pequenas editoras são aos que mais têm agilidade para "adotar" novos escritores, pois têm uma relação mais próxima com os autores do que as grandes empresas.


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