O sistema operacional Android
Segundo a Wikipédia:
Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas o Google é o responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo Google. Existem atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis para Android.
O sucesso do Android é inegável: milhões e milhões de smartphones e tablets são vendidos no mundo com esse sistema operacional. Estamos assistindo ao lento ocaso do Windows, que ficará restrito aos computadores de mesa que, no futuro, serão mais usados para trabalhar, enquanto os tablets e smartphones serão os instrumentos de comunicação social.
O Android, sendo gerido pelo conselho de empresas citado antes (Open Handset Aliance), é um sistema aberto, assemelhando-se em parte ao formato epub, que é o formato universal para eBooks. Também o Android tende a ser o formato universal para tablets, excetuando-se o Kindle, da Amazon, e o iPad, da Apple, que usam formatos proprietários, privativos de suas respectivas empresas.
Os sistemas proprietários tem seus limites, principalmente quando software e hardware formam uma dupla inseparável. Como, por exemplo, os computadores da Apple e o seu sistema operacional. Já os sistemas abertos acabam sendo mais democráticos, pois permitem que um eBook seja lido em vários modelos de gadgets.
O que ocorreu, na década de 90, com o Windows, que conquistou mais de 90% do mercado de sistemas operacionais, não se repetirá tão cedo. A tendência atual é de formatos abertos. Assim, o eBook em formato epub tende a se tornar o padrão mundial, assim como o sistema Android tende a se tornar o sistema operacional universal para tablets e smartphones.
PQP... vcs nunca tiveram um Apple com certeza... essa democracia no software só mostrou uma coisa, O WINDOWS... quer prova melhor!?
ResponderExcluir"Como, por exemplo, os computadores da Apple e o seu sistema operacional. Já os sistemas abertos acabam sendo mais democráticos, pois permitem que um eBook seja lido em vários modelos de gadgets."
Não da pra comparar um iphone, ipad ou imac com o resto, a superioridade é tremenda!
Anônimo, o fato é que o Android está conquistando muitos mercados, enquanto a Apple se fecha mais e mais em seu castelo dourado.
Excluir