sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O eBook concorre com o livro em papel?


A resposta a essa pergunta exige uma análise mais detalhada sobre qual é o público do livro em papel e qual é o público do eBook.

Aqui no Brasil ainda não há, que se saiba, pesquisas sobre o público consumidor de eBooks, mas quanto ao livro em papel, temos a pesquisa abaixo, que nos apresenta dados reveladores. O leitor, no Brasil, ainda é uma pequena parcela da população. Se nos basearmos nesse fato, a resposta é sim, o eBook concorre com o livro em papel. Só que essa resposta não leva em conta um fator fundamental: o enorme potencial de expansão do mercado que o eBook tem, devido a seu preço reduzido e ao apelo sedutor dos tablets entre os jovens. O eBook pode ser um fator de expansão do público leitor em nosso país.

As editoras, no Brasil, ainda não se deram conta de que o preço do eBook deveria ser uma fração do preço do livro em papel. Ao pesquisar nos sites das grandes editoras, descobre-se absurdos como um eBook custando R$ 28,00 enquanto que o mesmo livro, em papel, custa R$ 31,00. Quem foi o gênio que colocou esse preço no eBook, quando se constata que no exterior há eBooks que, no lançamento, custam U$ 0,99? Talvez a intenção por trás dessa política de preços seja impedir que o eBook concorra com o livro em papel. Afinal, se os preços se equiparam, o livro em papel ganha, pois está mais consolidado como um produto, um objeto de consumo, na cabeça de grande parte dos leitores.

O Instituto Pró-Livro realizou uma pesquisa chamada Perfil do Leitor no Brasil, no ano de 2006. Provavelmente o cenário mudou, com a subida de 20 milhões de brasileiros da classe D para a classe C, o que representa sua entrada no mundo do consumo. Ainda assim, a pesquisa permanece atual, com certeza.

A pesquisa mostra a seguinte distribuição de leitores por faixa etária:



Faixa etária



Leitores em geral



Leitores de livros não indicados pela escola



5 a 10



16%



7% destes, ou seja,
1,12% da população nessa faixa



11 a 13



10%



12% destes, ou seja,
1,2% da população nessa faixa



14 a 17



13%



19% destes, ou seja,
2,47% da população nessa faixa



18 a 24



14%



35% destes, ou seja,
4,9% da população nessa faixa



25 a 29


8
%



33% destes, ou seja,
2,64% da população nessa faixa



30 a 39



14%



40% destes, ou seja,
5,6% da população nessa faixa



40 a 49


12
%



38% destes, ou seja,
4,56% da população nessa faixa



50 a 59



8%



38% destes, ou seja,
3.04% da população nessa faixa



60 a 69



3%



23% destes, ou seja,
6,9% da população nessa faixa



70 e +



2%



19% destes, ou seja,
3,8% da população nessa faixa

Constata-se, portanto, que a porcentagem de leitores que, espontaneamente, vão a uma livraria e compram um livro é muito pequena. Se a mentalidade for de disputar essa pequena porcentagem de brasileiros que gostam de ler livros, então não há dúvida, o eBook terá que disputar palmo a palmo o território antes dominado pelo livro em papel.
No entanto, se abrirmos nossas perspectivas e nos propusermos a ampliar o universo de leitores no Brasil, há todo um contingente a conquistar para a leitura, havendo espaço mais do que suficiente para a convivência pacífica entre o livro de papel e o eBook.

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