domingo, 11 de setembro de 2011

PDF não é eBook, e vice-versa

Cada objeto acima representa um eBook.
Responda rápido: dos eBooks representados, qual o que está em formato pdf?
A imagem acima é um pouco agressiva. Pedimos desculpas àqueles que já publicaram seus trabalhos, ou os de outrem, em formato pdf. Reconhecemos que, até há pouco tempo, não havia muitas opções. Os que foram pioneiros, encontraram um caminho ainda difícil e pedregoso. Por isso acabaram não tendo opção a não ser o formato pdf. Mas agora as coisas mudaram para melhor. 

Recentemente nós, da Editora Sucesso, pesquisamos os livros digitais à venda por uma grande rede de livrarias aqui do Brasil. Chamou-nos a atenção o fato de que havia, à venda, livros em formato pdf, o formato criado pela Adobe. Ora, pdf não é eBook, por diversas razões:

1- Ainda que seja aberto, o formato pdf pertence a uma empresa comercial, a Adobe Systems. Portanto, ele depende da Adobe para continuar existindo. Não é um formato de domínio público;

2- É um formato árido, não permitindo que a leitura de um documento pdf seja uma vivência agradável e prazerosa;

3- O público já se acostumou à ideia de que um arquivo pdf é gratuito, pois sempre foi assim.

Analisemos melhor os itens acima.

Sobre o item 1 - os padrões tem que ser universais

Façamos uma comparação com a moeda dos EUA, o dólar: após a segunda guerra (recuso-me a colocar esse termo em maiúsculas) a moeda estadunidense tornou-se padrão mundial, em substituição ao ouro. Agora que os EUA estão em forte crise, com sua moeda decaindo de valor, vários países enfrentam problemas de comércio internacional. O dólar se tornou um problema. O mesmo poderia acontecer se o pdf se tornasse um padrão para eBooks. Com todo respeito pela empresa Adobe, mas nos tornaríamos reféns de uma única companhia.
Só agora, timidamente, surgem software independentes capazes de ler em formato pdf. Um exemplo é o famoso Foxit Reader. Mas, ainda assim, o pdf segue sendo um formato proprietário.

Sobre o item 2 - a leitura deve ser agradável

Livro tem que gerar prazer, tem que ser uma boa experiência, mesmo quando se trata de um livro técnico, ou didático. O pdf tem uma grande limitação, nesse sentido, pois foi pensado para troca de documentos no mundo corporativo, e não para que uma pessoa se sentasse numa poltrona e lesse um arquivo de 300 páginas, uma após a outra. Mesmo quando lemos meia dúzia de páginas de um manual de instruções em pdf, a leitura se mostra cansativa e árida.

Sobre o item 3 - o valor e o preço na mente do consumidor

A pessoa cria o pdf de um documento em seu computador (com o PDF Creator, por exemplo), e simplesmente o remete por email. O paradigma pdf = grátis já está cristalizado na mente das pessoas. Isso é um convite à pirataria.

Chegamos a ver, numa grande rede de livrarias, um livro digital em formato pdf por R$ 98,00. Muitos poderão dizer: "O que? Eu tenho que pagar R$ 98,00 por um mero arquivo pdf?" De fato, é caro, mesmo que o formato não seja esse. Nas próximas semanas começaremos a discutir, aqui, o preço justo de um eBook. Mas gratuito é que não pode ser.

E qual o melhor formato, então?

Consideramos que o formato mais adequado é o epub, que está se tornando o formato universal para ebooks, permitindo a leitura em diversos aparelhos, tais como tablets, computadores de mesa, smartphones, etc.

O epub é um formato aberto, mantido e desenvolvido pela International Digital Publishing Forum (IDPF), um fórum que inclui dezenas de membros, entre organizações sem fins lucrativos, editoras, empresas de software e de hardware, inclusive a própria Adobe. Veja aqui a lista de membros.

É um formato em trajetória ascendente de desenvolvimento. Em breve será possível incluir, nesse formato, pequenos vídeos e arquivos de som, tornando a experiência da leitura muito mais rica e distanciando cada vez mais o eBook do livro em papel. Tornar-se-ão, mais e mais, categorias diferentes.

Para experimentar o formato epub, você pode baixar diversos softwares e ler, por exemplo, em seu computador de mesa ou notebook, além, claro, dos tablets e dos smartphones. Aqui duas opções de leitores:

- Adobe Digital Editions - você pode baixar o software leitor aqui (com a opção de manter ou não seu computador conectado ao site da Adobe). E depois pode baixar livros de domínio público gratuitamente na própria biblioteca da Adobe: http://www.adobe.com/products/digitaleditions/library/?promoid=DTEGZ

- Calibre eBook Management - simpático software livre para a leitura e o armazenamento de eBooks. Você pode, inclusive, organizar sua prateleira por assunto, por autor, etc. O site é http://calibre-ebook.com/

Como dissemos, o formato epub caminha para ser um formato universal, já que é mantido por uma organização que reúne empresas e associações do mundo todo, inclusive o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário