sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Software da semana - Inkscape - imagens com qualidade profissional


Os softwares livres estão conquistando cada vez mais o mercado. São softwares gratuitos, com código livre. "Mas como pode ser grátis?" - perguntam os mais desconfiados. É que eles são feitos de maneira colaborativa. Muitos contribuem para aperfeiçoá-los e, com isso, todos ganham, não em dinheiro, mas em ferramentas para ganhar dinheiro.

Além disso, sempre se encontra, para comprar, um manual, um cd com tutoriais, etc. Ou seja, com o software livre, muitos ganham um pouco. Com os softwares proprietários, poucos ganham muito.

Ainda assim, o software proprietário tem sem valor. Na verdade, podemos considerar que o software livre e o software proprietário são complementares. 

Eu uso o Windows, pois utilizo softwares que não funcionam no Linux, como o Vue. No entanto, uso o LibreOffice, que é grátis, e não o Microsoft Office. Utilizo os navegadores Firefox, Opera, Google Chrome e SeaMonkey. Recebo meus emails pelo Mozilla Thunderbird, e não pelo Outlook. Outros softwares livres que utilizo: Blender, Mozilla Sunbird, Filezilla, Google Sketchup.

Por falar em Google Sketchup, vamos nos lembrar que existe uma diferença entre software grátis e software livre. Nem todos os softwares grátis são livres, isto é, de código-fonte aberto. É o caso do Sketchup. Mas isso é assunto para outro post. Vamos falar do software livre Inkscape.

Estamos na era da imagem. Um livro com imagens venderá mais do que um livro só com texto. É a marca desse momento da humanidade. Um eBook com imagens será muito mais atraente para o público. E, além do mais, mesmo que ele não tenha imagens no miolo, existe a capa. Uma capa sem imagens, só com texto, convenhamos, é uma capa árida.

O Inkscape é uma excelente ferramenta para fazer uma capa, entre outras utilidades. Sendo um software que combina desenho vetorial com imagens pixelizadas (1) e com texto, também facilita a criação de folhetos, revistas, etc.

Para utilizar o Inkscape é preciso ter uma boa noção de inglês e uma pequena noção de desenho vetorial. Mas o importante é o inglês, já que a versão mais recente não existe, ainda, em português. Na aba Help há vários tutoriais para serem seguidos. Infelizmente, por enquanto todos em inglês.

Mas se você não tem muito conhecimento em inglês, existe a Comunidade Inkscape Brasil, que tem muita ajuda em português, além de tutoriais, fóruns, etc. Essa atitude colaborativa é típica dos sofwares... colaborativos! Então, não espere mais. Baixe agora o Inkscape. O link para o download está no site da Comunidade, acima.

(1) esses termos mais técnicos vamos preferir não explicar aqui, pois tornaria o post muito grande, cansando a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário