O Grupo Editorial Leya está deixando sua terra natal, Portugal. A decisão, obviamente, é resultado da gravíssima crise econômica que assola a Europa. Desemprego em alta, cortes de salários, recessão, empresas falindo. Há menos dinheiro para que o público português compre livros.
A Leya decidiu se transferir para o Brasil. Terá apenas 80 funcionários em Portugal e cerca de 700 no Brasil. Em Portugal, produzirá conteúdo digital, o qual pode ser vendido em todo o mundo com mais facilidade.
As decisões de negócios envolvem a frieza dos números. Portugal, que enfrenta forte desemprego, perderá mais estes postos de trabalho. O Brasil, cujo nível de emprego é o maior da década, ganhará postos de trabalho, diretos e indiretos, com a vinda da Leya.
Certamente o ano de 2012 será um dos melhores para o nosso país, com o nível de emprego crescendo e, portanto, mais dinheiro circulando na economia. Inclusive dinheiro para comprar livros e eBooks.
Devido a esse comportamento típico do capital, de sair de países em crise e aportar em regiões mais prósperas, o Brasil sairá ganhando. Esse comportamento é descrito no livro Marketing de Guerra, de Al Ries e Jack Trout (Editora McGraw-Hill). Os autores explicam que, na guerra, se houver uma frente de batalha que não avança, ou até recua, o General que estiver no comando corta o suprimento de combustível dessa frente e o remete para alguma outra que esteja avançando. Capitalismo é guerra. Assim, como resultado dessa lógica dura, o Brasil ganha mais uma editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário