sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Software da semana

Conheça o Vue

Paisagem composta com o Vue.
Um livro ficcional, quando nos agrada, é fascinante. Mergulhamos no mundo do autor, para transformá-lo em nosso próprio mundo.

Quando esse livro tem boas ilustrações, fica ainda melhor, além de atrair o público infanto-juvenil. Mas isso pode sair caro. Um bom ilustrador cobra de R$ 800,00 a R$ 3.000,00 por cada imagem. É um preço justo. Afinal, elas são obras de arte única e, por isso, valem o preço cobrado. No entanto, se estamos falando de uma pequena editora, esses valores ficam proibitivos, inviabilizando o livro.

Uma alternativa para reduzir custos sem perder qualidade é contar com programas de ilustração que criam ambientes virtuais, ou ambientes 3D (não confundir com o 3D do cinema), ou seja, com eles é possível construir paisagens, com céu, mar, prédios, personagens.

Neste artigo vamos abordar a linha de programas Vue, da empresa E-on Software, um programa de preço bastante acessível, pelo menos na sua versão Vue Complete, adequada para ilustrações artísticas. Por U$ 599,00 o departamento de criação da editora tem uma ferramenta poderosa para criar capas e ilustrações muito interessantes. As versões Infinite e Stream (mais caras) são usadas por Hollywood para permitir que o galã pule de uma cachoeira de 100 metros de altura ou que o pôr-do-sol romântico tenha a quantidade certa de nuvens no céu.

Para aprender a trabalhar com o Vue, é preciso ter algum conhecimento de desenho e perspectiva. E, principalmente, é preciso se divertir com o programa.

As dúvidas que surgirem podem ser resolvidas de várias maneiras. Por exemplo, contatando um técnico da E-on. A Editora Sucesso, sempre que precisou de ajuda, foi bem atendida pela equipe da empresa. Outra opção é participar dos fóruns (em inglês) do site associado à E-on, o Cornucopia3d. Os fóruns estão divididos por assuntos e nota-se um desejo dos proprietários do programa de compartilhar e ajudar uns aos outros.

Por fim, há os interessantes tutoriais em vídeo do site Geekatplay.com, também em inglês. Desde o básico até o mais avançado, os vídeos são muito úteis.

Veja aqui um vídeo do Vue, mostrando o poder deste software, considerado hoje um dos melhores para a construção de paisagens naturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário