sábado, 27 de agosto de 2011

Software da semana - Notepad++

Notepad plus plus


Este pequeno sofware facilita a vida de quem escreve mais ou menos fluentemente em "idiomas" tais como html, xhtml, css, php e outras. São os scripts, um mundo misterioso e assustador, mas que não amedronta os bravos.

Os especialistas costumam usar o Bloco de Notas do Windows como plataforma para escrever seus códigos. É uma opção interessante, mas faltam alguns elementos nesse programa que, como o próprio Windows classifica, é apenas um acessório. Baseado nesse hábito dos experts em scripts, um jovem programador chamado Don Ho* criou um Bloco de Notas aperfeiçoado, que tem numeração de linhas, cores padronizadas dos códigos e opções para os mais diferentes tipos de scripts, desde o pré-histórico Fortran até o intimidador Python, passando, é claro, pelos fundamentais xhtml, css e php.


O misterioso Don Ho (seu perfil no Facebook não tem foto de rosto) conta com mais de uma dezena de colaboradores. Graças a isso, podemos contar com o programa em português.

Os scripts são importantes para a formatação dos ebooks, principalmente o xhtml e o css. Assim, o Notepad++ é de grande utilidade, não apenas aos webdesigners e programadores, mas aos profissionais dessa área nascente que são os designers de eBook.

_________
* Provavelmente nome fictício, pois Don Ho foi, na verdade, um radialista de Honolulu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário