sábado, 30 de março de 2013

Novidades no blog



Após algum tempo parado, este blog retoma suas atividades.

Este blog passará a ser direcionado mais para o livro em papel e menos para o eBook (1) Estaremos concentrados em a ajudar todos os autores e autoras de livros sobre como lançar suas obras. Também, é claro, vamos divulgar obras já lançadas pela Editora Sucesso ou de maneira independente. E até livros de outras editoras, por que não?

A questão do livro no Brasil - e no mundo - está vivendo transformações com o advento da internet, e do eBook. Já dissemos aqui que uma grande editora brasileira, há uns 20 anos, se gabava de ter, em seu cofre, uma lista com os endereços de todas as livrarias do Brasil. Só ela tinha. E, por isso, só ela conseguia vender livros para todas as livrarias. Só funcionários qualificados tinham acesso ao calhamaço com os endereços, para evitar que fosse xerocada e caísse nas mãos dos concorrentes. Hoje, basta acessar o Google. A lista virou peça de museu.

Hoje o Brasil tem um número prodigioso de pequenas editoras que só podem existir graças à visibilidade que a internet lhes dá. Isso é ótimo, pois monopólios e oligopólios são sempre ruins para o consumidor.

Para os novos autores, as coisas também mudaram muito, e para melhor. O autor tem, à sua disposição, várias possibilidades para editar seu livro, seja com o selo de uma editora, seja de maneira independente.

Imagine-se a dificuldade de um novo autor há, digamos, 30 anos. Ele compunha sua obra na máquina de escrever ou até à mão. Depois, saía com o precioso volume para fazer cópias e enviar, pelo correio, para as editoras. Ou então, ia pessoalmente entregá-las. Tudo na esperança de ver seu trabalho publicado.

Hoje, basta um computador básico, de preço bem acessível, para o autor escrever suas páginas. E, cá entre nós, quem já usou uma máquina de escrever há de concordar que escrever no computador é bem mais confortável. Errou uma letra? Não precisa usar borracha, nem o "branquinho", que era espalhado com pincel sobre a letra errada.

Mas as mudanças não param por aí. Só para citar um exemplo, nas últimas encomendas que a Editora Sucesso recebeu de livros com páginas em cores, constatamos que o custo de publicar livros com ilustrações coloridas caiu drasticamente, graças à evolução da tecnologia.

Enfim, há mitas melhorias para aqueles que querem lançar um livro. E este espaço mostrará todas elas. Mas o Blog da Editora Sucesso não é um monólogo, e sim um diálogo. Sinta-se à vontade para comentar os artigos, expor suas dúvidas e mandar-nos e-mails sobre elas.


(1) sobre eBooks agora temos um endereço específico: eBook Soluções. Assim poderemos nos concentrar nas especificidades do livro eletrônico lá, e do livro em papel aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário