quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Publicar um livro


Ao andarmos por uma grande livraria, podemos imaginar: quanto trabalho está encerrado nestas prateleiras e displays! Cada página de cada livro custou trabalho para ser escrita, revisada, re-revisada, diagramada, corrigida, conferida, impressa, costurada, transportada e disposta nos mostruários.

Nos dias de hoje, o custo de publicar um livro caiu muito. E aqui falamos de custo humano e custo em dinheiro. Para começar, o material original não é mais entregue - salvo raras exceções - em papel, e sim num pendrive. Trabalho a menos. No passado, os "originais", como eram chamados, tinham que ser passados para a fotocomposição. Ou, mais remotamente, pela linotipia. Tudo muito penoso. Os que publicavam livros naquela época eram poucos. Havia que se ter recursos financeiros, prestígio junto aos editores e talento.

O talento continua necessário hoje. Não é fácil se destacar no mar de livros que povoa as livrarias. Mas não é mais necessário tanto dinheiro assim. Mesmo que o autor queira publicar seu livro de maneira independente, isto é, sem o selo de uma editora, ele encontrará um caminho relativamente fácil. Neste caso, da produção independente, a editora será apenas uma prestadora de serviços, mas a obra será produção do autor. O papel da editora se resumirá a:

- Revisão gramatical e ortográfica - para que o livro fique com uma linguagem impecável;

- Diagramação - Um livro tem que proporcionar uma experiência agradável de leitura. Isso é conseguido através de uma diagramação adequada.

- Capa - Para um autor independente, a capa do livro é uma de suas principais divulgações, já que ele, muitas vezes, não conta com a mídia ou com verba publicitária.

- ISBN - Muitos autores não sabem que mesmo um livro independente pode (e deve) ter seu ISBN e seu código de barras, o que facilita muito a abertura de pontos de venda.

E, claro, a impressão, que é a finalização de todo esse processo.

Então, prezado leitor, se você é um autor e tem o sonho de publicar seu livro, aproveite o bom momento da economia para fazê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário