terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Futebol no iPad (e não é videogame)


Não é videogame. É transmissão de campeonato mesmo.


O blog Jogo de Negócios nos informa que, na Inglaterra, haverá uma disputa pela transmissão ao vivo dos jogos Premier League para as temporadas de 2013 a 2016. Até aí, nenhuma novidade, pois são naturais essas disputas, inclusive no Brasil. Por exemplo, as Olimpíadas de 2016 terão transmissão exclusiva pela Rede Record, que ganhou a concorrência.

Só que, neste caso, é bem diferente. É a Apple que está na briga pelos direitos de transmissão. Ou seja, é a internet concorrendo diretamente com a televisão. A empresa quer os direitos completos de transmissão, não só na Apple TV, mas também para Ipads e Iphones e quaisquer outros dispositivos que venham a ser criados pela Apple.

Não é de hoje que a audiência da televisão concorre com a internet. Quanto mais a audiência da web aumenta, tanto mais o número de telespectadores diminui. Mas no caso em pauta, trata-se de concorrência direta.

Com o aumento da velocidade da internet, a transmissão de eventos ao vivo não ficará nada a dever às televisões convencionais (?), em termos de qualidade de imagem e de som.

Como este blog tem repetido aqui, a internet é a mídia de todas as mídias. E para a internet que convergirão a televisão, o rádio, os jornais e revistas, os livros, os telefones e a música. Esse episódio envolvendo uma concorrência direta é apenas a ponta do iceberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário