quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

HP tenta pegar o bonde colaborativo

A HP, que até agora oferecia seus tablets com o sistema fechado webOS, exclusivo da empresa. Nesta semana, resolveu tornar o webOS um sistema opensource, isto é, de código aberto. Foi uma decisão tardia, agora que o sistema já está defasado. Melhor seria passar seus tablets para o sistema Android, que está se transformando no sistema universal para esses aparelhos.

Já mostramos aqui como o sistema Android, por ter se universalizado, permite que o usuário baixe, gratuitamente ou por preços bem módicos (na faixa de R$ 10,00), diversos aplicativos úteis. Fica então o vácuo para o webOS, pois a comunidade que administra e melhora o Android já conhece bem o sistema, enquanto o webOS é um estranho no ninho, desconhecido de programadores fora da HP. Haverá todo um caminho a percorrer, enquanto o Android já está lá na frente.

Até a poderosa Amazon, que tem seu sistema operacional exclusivo para o kindle, lançou o Kindle Fire, que usa o Android, embora numa versão disfarçada, envergonhada. Agora também a HP abre seu sistema, embora mantendo-o no formato webOS.

Este site aposta que, em um ano, a HP lançará tablets com o Android instalado. E a razão é simples: a internet é um espaço colaborativo, e não exclusivista. Cada vez mais, as pessoas querem que um tablet converse com o outro sem fronteiras.

O tablet caminha para se tornar um dos principais dispositivos digitais, além do PC (que continua firme e forte). Em tamanho menor, o tablet poderá até substituir os smartphones. A tendência de unificação do sistema operacional é irresistível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário