segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O surpreendente acervo da Biblioteca Nacional


O eBook terá, certamente, um papel fundamental: ajudar a preservar a cultura literária do planeta. Isso não foi possível com os livros, até agora. A biblioteca de Alexandria foi queimada. Na Idade Média, documentos preciosos foram destruídos pela Igreja. Os espanhois, quando ocuparam o Novo Mundo, destruíram registros culturais "pagãos" dos índios.

Parece que a humanidade tem uma obsessão por destruir a cultura do outro, daquele que pensa diferente. E isso não foi só no passado remoto. Nos tempos mais recentes, os nazistas queimaram livros em praça pública. Precisamos evoluir.

O livro Fahreinheit 451, de Ray Bradbury, que François Truffaut filmou, mostra um futuro tenebroso em que os bombeiros têm a função de procurar e queimar qualquer livro que encontrarem. Um grupo de intelectuais resolve, então, tornarem-se livros vivos. Cada um deles memoriza um livro, do começo ao fim. Passam então, a ser perseguidos pela ditadura anti-livros. Eles se tornaram perigosos para o sistema.

Mas não é só a mão criminosa da humanidade que destroi sua própria cultura. O tempo, Senhor de todos os reis, toma de volta tudo o que, ao fim e ao cabo, lhe pertence. Todos os livros, mesmo os de pedra, um dia virarão pó. Certa vez o autor destas linhas descobriu, no site Estante Virtual, um livro raríssimo, num sebo no interior de Santa Catarina. Rapidamente ele foi por nós comprado, antes que algum outro aventureiro o descobrisse. Dias depois, recebemos telefonema do sebo com trágica notícia: o volume tinha sido atingido pelas violentas chuvas que, de tempos em tempos, assolam aquele estado. Estava irremediavelmente destruido, virara papel machê, sem possibilidade de recuperação.

O eBook poderá, pelo menos, enganar o tempo e fugir, por alguns séculos, à destruição. E não apenas porque se trata de arquivo eletrônico. Afinal, mesmo os CDs têm prazo de validade, assim como os discos rígidos de computador e os pen-drives. Não, é um outro fator: a multiplicação. Imagine-se um eBook que esteja em milhares de computadores, smartphones, discos rígidos, servidores, etc. É praticamente impossível eliminá-lo, mesmo querendo. Sempre restarão algumas máquinas com o conteúdo.

Uma das vantagens do arquivo eletrônico é que ele pode ser copiado infinitas vezes sem sofrer alteração alguma.

Bem, todo esse preâmbulo para dizer que a Biblioteca Nacional, em seu último boletim, noticiou a participação brasileira na Biblioteca Digital Mundial. Aqui, reproduzo a nota da BN:

POR DENTRO DA BN
Biblioteca Digital Mundial tem rico acervo de origem brasileira
Ciências Sociais, engenharia, tecnologia, costumes, etiqueta e folclore. Estas são apenas alguns das dos acervos da Biblioteca Nacional que estão disponíveis na Biblioteca Digital Mundial. A BN brasileira é uma das fundadoras e atual membro do Conselho Executivo do projeto, que é encabeçado pela Biblioteca do Congresso dos EUA e Unesco. São centenas de peças com detalhamento em português e outras seis línguas.
Clique aqui e conheça o acervo da BN Digital no site da Biblioteca Digital Mundial.
Verdadeiras preciosidades estão no acervo brasileiro. Como, por exemplo, mapas da época do Império, coleções de fotos da época de D. Pedro II, e outras, Um tesouro arqueológico, preservado em formato digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário