quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O eBook e as pequenas editoras - parte 3

Créditos da imagem: Tina Phillips / FreeDigitalPhotos.net
A Amazon prepara-se para lançar, em novembro, um tablet em cores, o Kindle Fire (1). Dessa forma, a empresa faz um movimento para conquistar a parcela de público que estava sendo perdido para o iPad e todos os outros tablets com tela colorida.

Então, mudou o panorama dos tablets. Até agora, a Amazon teve por filosofia fazer um tablet que agradasse, principalmente, o leitor fiel dos livros em papel. O Kindle tradicional é em preto e branco e apresenta um monitor que não emite luz. É a chamada tinta digigal (e-ink). Enquanto isso, todos os concorrentes tinham a vantagem da cor, da navegabilidade, dos vídeos, enquanto a e-ink simplesmente impossibilita que se assista vídeos.

Esse movimento da Amazon mostra claramente como é imperioso, para todos os que estão no mercado de livros, entrar com grande força nesse mundo dos eBooks.

Para as pequenas editoras, como já dissemos aqui, trata-se de uma grande oportunidade de crescer, já que o eBook reduz drasticamente os custos e encurta os caminhos até o leitor.

As providências que um pequeno editor ou um autor precisam tomar:

- frequentar espaços de discussão como este, que se multiplicam pela internet, a fim de tomar um contato maior com o mundo das publicações digitais;

- inteirar-se do mercado, acompanhando as notícias, mas também conversando com familiares e pessoas de seu círculo de relacionamento.

- tomar contato com a tecnologia de produção do eBook, fazendo cursos. Nas empresas pequenas, provavelmente o próprio dono sentar-se-á numa cadeira de aluno. Outra opção é enviar uma pessoa de sua equipe, que tenha algum conhecimento de html, CSS e também de InDesign ou outro software de editoração.

O Ebook ainda é um enigma para muitas pequenas editoras. Mas, como já foi dito aqui, o enigma é aquele da Esfinge egípcia: "decifra-me ou devoro-te".

____________________
(1) Falaremos mais sobre o Kindle Fire num artigo específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário