sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tecnologia nacional - é preciso ter

Image: anankkml / FreeDigitalPhotos.net
O Brasil - e, de resto, toda a América Latina - precisa urgentemente desenvolver uma tecnologia digital nacional. Isso se torna mais evidente quando vemos os avanços tecnológicos de nosso país em outras áreas.

Vejamos, por exemplo, a prospecção de petróleo: a Petrobras tem firmado contratos em todo o mundo para prospecção, utilizando robôs.

Num outro setor, o de produção agrícola, temos a Embrapa realizando pesquisas de ponta. Resultado: somos uma das referências no mundo em várias modalidades de produção agrícola. Estamos levando, inclusive, essa tecnologia para a África, o que é muito importante pois, segundo analistas, a China tem o objetivo de ser influência hegemônica naquele Continente. Se isso ocorrer, perderemos um gigantesco mercado potencial.

E na produção de computadores, sejam eles computadores de mesa, netbooks, notebooks, smartphones ou tablets? Nessa área ainda estamos engatinhando. O que podemos fazer para começar a caminhada rumo ao domínio dessas tecnologias? Os primeiros passos já estamos dando: conforme noticiamos neste site-blog, o governo está realizando os acertos legais para que 25 empresas produzam tablets aqui. Dessas, quatro já estão produzindo.

Dessa forma, os engenheiros e técnicos brasileiros poderão compreender e assimilar essas tecnologias para, num futuro próximo, começarmos a gerar nossas próprias contribuições nessa área.

Além disso, é preciso construir ainda mais escolas técnicas e superiores, e aprimorar o ensino em todas as áreas. É preciso aproveitar esse momento em que EUA e Europa estão em forte crise. Como dizem os chineses, crise é oportunidade. E eles não apenas dizem isso, mas aplicam na prática...



Nenhum comentário:

Postar um comentário