quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Software da semana - Blend & Paint


Nesta semana abordaremos não propriamente um software, mas sim o uso de um software, o Blender, para criar ilustrações. Trata-se do DVD Blend & Paint, vendido na loja oficial do Blender.

Blender é um software opensource (código aberto) e, portanto gratuito, para modelagem e ambientação 3D (1). Ou seja, com ele é possível criar paisagens, personagens e fazer um filme ou tirar uma "foto" desses ambientes imaginários. Para o eBook, isso vale ouro, pois agora não há mais o limite orçamentário para que um livro tenha ilustrações coloridas (o eBook é um outro mundo, completamente diferente do mundo dos livros feitos com a fibra vegetal chamada papel).

Futuramente falaremos mais do Blender nesta seção do site-blog. Por hora, vamos colocar em foco o DVD que ensina, de maneira simples e informal, a produzir maravilhosas ilustrações usando o Blender.

O DVD Blend&Paint está em inglês (o idioma da internet) mas, felizmente, as instruções não estão em áudio, mas sim por escrito. Não deixa de ser um eBook, aliás, muito agradável. Imagine-se como as futuras gerações terão mais facilidade no aprendizado e irão muito mais longe nos seus conhecimentos tendo à mão esse tipo de recurso.

O autor do trabalho, David Revoy, foi diretor de arte do filme Sintel, um curta-metragem feito com o Blender (só com o Blender). Ele explica, no entanto, que as técnicas que ele ensina neste DVD não exigem que a pessoa seja um desenhista. Afinal de contas, o software fará o trabalho de definir os traços. Caberá ao ilustrador basear-se nesse "rascunho" para completar as imagens.

O DVD acaba nos ensinando, também, a trabalhar com o próprio software Blender, uma das mais poderosas ferramentas 3D disponíveis no mercado.

Aqui está um vídeo de apresentação do DVD. Esse vídeo é como que uma prévia do próprio DVD. Ao assisti-lo, você notará que o inglês utilizado é limpo e conciso, facilitando a vida de quem não tem tanta familiaridade com esse idioma.

As imagens são muito bonitas e, mais do que isso, são aconchegantes e carinhosas. Pode-se vislumbrar como um eBook (ou livro em papel) pode ficar mais atraente ao consumidor caso tenha imagens de qualidade como as mostradas...



Blend&Paint pode ser adquirido neste endereço.

 (1) - Não confundir ambientação 3D com o efeito 3D do cinema, que exige o uso dos óculos especiais. Estamos falando de paisagens criadas no computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário