sábado, 27 de agosto de 2011

Truques e dicas - links em arquivos pdf

Como criar links internos em arquivos pdf

Muitas vezes é necessário criar arquivos em pdf com links internos. Em geral queremos que o índice seja construído com links que levem às páginas correspondentes, de forma que o leitor possa navegar pelo texto quase como se estivesse navegando por um site da internet.

Para isso, uma opção é usar o software Indesign, da Adobe.

Uma vez o texto estando completo, pode-se criar os links. Selecionamos, inicialmente, o texto que servirá de âncora para um link, ou seja, o destino para onde um link do índice apontará (hyperlink destination). Com o texto selecionado, vá até a aba lateral "HIPERLINKS" (não confundir com a aba "LINKS", que é outra coisa completamente diferente), clique no ícone


e, no menu que se abre, escolha "New hyperlink destination".


Dê um nome a essa destinação, de preferência evitando usar acentos, til ou cedilha. No caso, escolhemos o nome "r1". Escolhemos a opção "Text Anchor". Mesmo que futuras alterações no arquivo façam com que esse texto mude de página, o link apontará o destino correto.


Já estabelecemos um hyperlink de destino. Agora precisamos escolher o texto que aponta para esse link. Em geral é um item do índice, lá no início do arquivo. Selecionamos esse texto e clicamos novamente na aba "HYPERLINK". Só que agora optamos pelo item "New Hyperlink" no menu que se abre.


Na janela que surge, escolhemos novamente a opção "Text Anchor" e, mais abaixo, o hyperlink de destino que havíamos batizado de "r1".


Pronto! Dessa forma temos os dois elementos necessários: um texto "clicável" e um hyperlink de destino para o qual esse texto remete.

Quando formos exportar o arquivo para o formato pdf, bastará habilitarmos a opção "Include hyperlinks". O arquivo resultante manterá os hyperlinks que criamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário